História

Uma instituição quase bicentenária. São 165 anos de muita história, muitas vidas salvas. Certamente está entre uma das mais antigas instituições hospitalares de Minas Gerais. Surgiu da necessidade premente de prestar assistência a uma população carente, que sofria, assim como hoje, de males que acometem sua saúde.

Sobre a Casa de Caridade Santa Tereza

Dedicada à esperança, cura e recuperação

Em 11 de julho de 1858, na Sacristia da histórica Igreja Matriz, desta cidade do Serro, três eminentes serranos, marcantes de nossa história, o Barão de Diamantina – Francisco José de Vasconcellos Lessa, o Dr. Claudionor

Antonio de Azeredo Coutinho, e o Padre José Jacinto Nunes, grande idealizador e construtor da obra de caridade, se reuniam com um sublime objetivo: a fundação da Irmandade da Casa de Caridade de Santa Tereza, da cidade do Serro do Frio.

A eles se juntaram outros 45 valorosos filhos desta terra, de todas as classes sociais, atendendo aos fins propostos por aqueles três serranos de boa vontade. Promoveram, então a reunião de fundação da Irmandade da Casa de Caridade de Santa Tereza, aclamando seu primeiro Presidente, o Barão de Diamantina.

O reverendo Padre José Jacinto Nunes, que ao fazer seu testamento deixou toda sua fortuna para a Santa Casa, não media sacrifícios em prol da causa, e continuou sua administração, com construções e atendendo outras necessidades para, em sessão de 27 de março de 1863, poder declarar aberta a Casa de Caridade, na antiga “Casa de Fundição do Ouro”. E esta instituição, que tamanhos benefícios têm prodigalizado a população sofredora e pobre de Serro e suas adjacências entrou logo em funcionamento, para não mais deixar de levar a todos o conforto e o adequado tratamento.

Tão relevante esta Casa se tornou, que em 1870, sua majestade, Dom Pedro II se inscreve na lista de nossa Irmandade.

Em 1897 é eleito provedor o inteligente e esforçado Padre João Moreira, que teve papel de destaque na história da Casa de Caridade Santa Tereza, por seu dinamismo e empenho em manter as atividades em pleno funcionamento, sendo considerado o seu reconstrutor. Empregou quase toda sua vida para beneficiar e melhorar a sua querida Casa de Caridade, da qual somente a morte o veio afastar, em 1947. Foi quem transformou o velho casarão, que era, em modernizado edifício, dentro de suas possibilidades financeiras.

Em 1904 chegam as primeiras Irmãs Vicentinas: Irmã Tereza Biard, Irmã Vicência Benevides, Irmã Luíza Guedes e Irmã Maria Monteiro Carvalho, que assumirá anos mais tarde um protagonismo notório na Casa de Caridade Santa Tereza. Era entregue sua administração ás admiráveis Filhas de São Vicente de Paulo, as quais por mais de cem anos, emprestaram seus esforços em beneficio dos desvalidos da fortuna, tanto quanto aos afortunados, que demandam o hospital em busca de saúde.

Administrando admiravelmente todo o estabelecimento, as Irmãs Vicentinas promoveram uma profunda transformação em todas as suas dependências, que hoje pode se colocar entre os melhores de nossa região.

Desde então, todos os Provedores, Diretores que por aqui passaram, sempre procuraram meios para angariar recursos para a Instituição. Temos relatos de criação de abelhas, em 1897, de fabricação de vinhos, em 1920, a horticultura, a viticultura e a mandiocultura em 1941.

Outro fato marcante, é que em 1956 o Sr. Presidente da República Dr. Juscelino Kubitscheck se alista em nossa Irmandade.

Em 1957, assume a provedoria a incansável Irmã Julia Dupim, que realizou várias obras de ampliação no hospital. Neste mesmo ano, a Irmandade Santa Tereza, doou todos os seus bens, inclusive o prédio onde funciona o hospital para Congregação das Irmãs Vicentinas.

Todas as administrações foram profícuas, se notando o zelo pela Causa do pobre e o empenho com que eram tratados todos os assuntos referentes á Casa. Foram muitas as Irmãs que dedicaram parte de sua vida a esta causa. Lembramos aqui, algumas das últimas décadas, como Irmã Zenília Madureira, Irmã Edith de Oliveira Fontoura, Irmã Terezinha Castro, Irmã Meire do Rosário, Irmã Presciliana Araújo, Irmã Clara de Resende Pinto, Irmã Maria de Jesus Rabelo, Irmã Vanda Elisa Conde, Irmã Eva de Lima Ribeiro, Ex-Diretoras, Irmã Diva de Oliveira, Irmã Maria de Lourdes Santos, Irmã Neuza Santos, Irmã Nilza Rosa de Oliveira, Irmã Elvira Geralda dos Santos, Irmã Terezinha Ventura, Irmã Dilma, incansáveis em seus trabalhos. Como agradecemos a dedicação de todas as Irmãs que aqui escreveram páginas grandiosas desta história.

Em 19 de dezembro de 2011, por inúmeras questões, em especial a financeira, as queridas Irmãs Vicentinas deixam a Direção do Hospital. Desde então grande mobilização da comunidade se inicia para que esta tão relevante obra assistencial continue com suas atividades.

Nesta data, o ilustre serrano Adelmo Batista Lessa, assume então a Direção, juntamente com Benilde Geraldo Mourão, antigo funcionário da Casa, que com toda sabedoria de ex-prefeito, e ex-diretor de Instituição de ensino, e o segundo, com todo conhecimento da área, conseguem alavancar de maneira notória a Casa de Caridade.

Desde então, várias reforma foram feitas: na clínica média, no Pronto Atendimento, proporcionando um acolhimento em condições mais dignas aos nossos pacientes. Tivemos ainda a troca de todo o telhado da instituição. Outra importante obra realizada foi a da SND – Serviço de Nutrição e Dietética, que se tornou modelo e referência de uma cozinha hospitalar totalmente dentro das normas sanitárias vigentes, com fluxos bem definidos e altamente funcionais. Essas obras foram possíveis através de parcerias com o poder público estadual e federal, por meio de emendas parlamentares.

Em outubro de 2013 deste mesmo ano, assume o Dr. Euclides Fernandes Salema Filho, que deu sequência aos trabalhos da Diretoria anterior, com o término das obras em andamento.

Em novembro de 2014, outra eleição é feita, sendo eleito o distinto serrano José Maria de Figueiredo. Desde esta data muitas aquisições importantes foram feitas para a Instituição, como digitalização do Raio-x, usina de oxigênio, grupo gerador, dentre outros equipamentos para bloco cirúrgico, sala de urgência e emergência e maternidade. Houve importante renovação no arsenal de equipamentos do hospital.

Dentre as ações mais relevantes nos últimos anos é destaque a implantação do Programa Sócio Doador, que visa a captação de recursos, e em troca o doador receberá descontos em inúmeros serviços prestados pelo hospital. Os descontos também são oferecidos por uma ampla rede de parceiros do município, composta por comércio local, consultórios médicos e odontológicos particulares, fisioterapeutas, academias, salões de beleza, dentre outros.

Em 2019 ocorre nova eleição, sendo eleito o serrano Delson de Miranda Tolentino para o cargo de Diretor Presidente, assumindo em janeiro de 2020, e que está no cargo até os dias atuais. Essa nova direção, desde que assumiu, angariou recursos para continuar as reformas da estrutura física, tão necessárias, por se tratar de um prédio demasiadamente antigo. Foram inauguradas a Área de Convívio Dr. José Monteiro Magalhães e a Ala Benilde Geraldo Mourão, que serão tratadas em um capítulo à parte.

Outro divisor de águas em nossa história é o avanço na gestão que a Casa de Caridade Santa Tereza vem experimentando nos últimos anos. Foram várias ações implementadas, como reestruturação do Estatuto Social, tornando-o mais moderno, reestruturação do Regimento Interno do Corpo Clínico, criação do Regimento do Pronto Socorro, elaboração de Plano de Cargos e Salários e de Plano de Carreira, instituição do Orçamento Anual, dentre várias outras ações.

Enfim, são 165 anos serem comemorados em 11 de julho de 2023, de muita história, muita luta, inúmeras dificuldades, mas sempre buscando servir a comunidade da melhor maneira possível, com zelo, tratamento humanizado, trazendo alento a quem precisa de nossos serviços!


Previous
Next
0 +

Anos Prestando Serviços a Comunidade Serrana

0 +

Sócios Doadores

LINHA DO TEMPO CCST

Reuniram-se na Sacristia da histórica Igreja Matriz do Serro, três cidadãos serranos da história, – Francisco José de Vasconcellos Lessa-, o Dr. Claudionor Antonio de Azeredo Coutinho, e o Padre José Jacinto Nunes, este, o grande idealizador e construtor da obra de caridade.

Neste mesmo dia, procedeu-se a eleição de Provedor: Barão de Diamantina; Escrivão: Dario Clementino da Silva; Tesoureiro: Padre José Jacinto Nunes e Procurador Francisco Cornélio Ribeiro.

Chega ao Serro as primeiras freiras Vicentinas: Irmã Tereza Biard, Irmã Vicência Benevides, Irmã Luíza Guedes e Irmã Maria Monteiro Carvalho. Esta última assumirá, anos mais tarde, um protagonismo notório na Casa de Caridade Santa Tereza.

A administração da Casa fora delegada às admiráveis Filhas de São Vicente de Paulo, as quais, por mais de cem anos, emprestaram seus esforços em beneficio dos desvalidos da fortuna, tanto quanto aos afortunados, que, até hoje, demandam o hospital em busca da saúde.

Tomaram posse neste dia, a Irmã Superiora Tereza, Irmã Maria, Irmã Vicência e Irmã Luisa.

Foi realizada a sessão para deliberação da doação, por parte da Irmandade da Casa de Caridade Santa Tereza de Serro Frio, de seu patrimônio e respectiva administração à Congregação das Irmãs da Caridade, Filhas de São Vicente de Paulo. Esta ata foi assinada por João da Silveira Serrano, Provedor.

As Filhas da Caridade, em 06 de setembro de 1957 receberam como doação da Irmandade, todo patrimônio existente. Encontra-se registrado em Cartório, sob o número 12612, à página 208 do livro Transcrição de Imóveis, da cidade do Serro, Minas Gerais.

Em Assembleia Geral Extraordinária, as Filhas da Caridade da Associação São Vicente de Paulo, de Belo Horizonte , passaram a administração do Hospital à Comunidade Serrana, ocasião em que foi alterado o Estatuto da Entidade, em vigor até aquela data.

Desde então, várias reforma foram feitas: na clínica média, no Pronto Atendimento, proporcionando um acolhimento em condições mais dignas aos nossos pacientes. Tivemos ainda a troca de todo o telhado da instituição. Outra importante obra realizada foi a da SND – Serviço de Nutrição e Dietética, que se tornou modelo e referência de uma cozinha hospitalar totalmente dentro das normas sanitárias vigentes, com fluxos bem definidos, altamente funcional. Essas obras foram possíveis através de parcerias com o poder público estadual e federal, por meio de emendas parlamentares. 

É reformada a Clínica Médica, com ajuda da comunidade serrana, e também é inaugurado o Bloco Cirúrgico, com justa homenagem a outro grande colaborador de nossa história, Dr. Walter Machado.

No ano de 2013, conclui-se a reforma do Pronto Atendimento, proporcionando acolhimento em condições mais dignas aos nossos pacientes.

No ano seguinte, todo o telhado da instituição também é substituído. As obras foram possíveis graças a parceria com o poder público estadual, por meio de emendas parlamentares.

A partir desta data, muitas aquisições importantes foram feitas para a Instituição, como a digitalização do Raio-x, usina de oxigênio e grupo gerador, entre outros equipamentos para o bloco cirúrgico, além de sala de urgência, emergência e maternidade.

Entre 2015 e 2016 é realizada a reforma da cozinha, que se tornou modelo e referência.

Outro divisor de águas em nossa história é o avanço na gestão que a Casa de Caridade Santa Tereza vem experimentando nos últimos anos. Foram várias ações implementadas, como reestruturação do Estatuto Social, tornando-o mais moderno, reestruturação do Regimento Interno do Corpo Clínico, criação do Regimento do Pronto Socorro, elaboração de Plano de Cargos e Salários e de Plano de Carreira, instituição do Orçamento Anual, dentre várias outras ações.

Dentre as ações relevantes nos últimos anos, destaca-se a implantação do Programa Sócio Doador, que visa à captação de recursos, que, em contrapartida, o doador recebe descontos em inúmeros serviços prestados pela Casa.

Enfim, em 2018 a CCST completa 160 anos de muita história, lutas, inúmeras dificuldades, mas sempre buscando servir a comunidade da melhor maneira possível, com zelo, tratamento humanizado e, sobretudo, trazendo o alento a quem precisa de nossos cuidados.

Parabéns à Casa de Caridade Santa Tereza. São 160 anos a serviço da vida!

Assistencialmente, tornou-se sede de microrregião em 2020, composta pelos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e a sede, Serro. É uma população aproximada de cerca de 55.000 habitantes. Também no mesmo ano foi elevado a Nível III na RUE – Rede de Urgência e Emergência- do Estado de Minas Gerais. Este fato possibilitou a ampliação dos serviços prestados, como cirurgia geral, ortopedia e obstetrícia todos os dias da semana, ininterruptamente. 

Enfim, são 163 anos de muita história, muita luta, inúmeras dificuldades, mas sempre buscando servir a comunidade da melhor maneira possível, com zelo, tratamento humanizado, trazendo alento a quem precisa de nossos serviços!



Hoje, a Casa de Caridade Santa Tereza adota um modelo cada vez mais profissional e moderno de gestão. Foram elaborados e implantados um rol de indicadores que permitem o acompanhamento financeiro, assistencial e de produção da instituição. Reformulou-se a política de gestão de pessoas, atualizou-se instrumentos como Estatuto Social, Regimento do Corpo Clínico, nossa comunicação e várias aquisições benéficas ao povo Serrano.



A Casa de Caridade Santa Tereza ganha uma nova comunicação, mais eficiência no atendimento, um novo site produzido pela Salid Brasil com informações atualizadas sobre os serviços médicos e hospitalares da Casa, dentre outras melhorias como as novas instalações da administração do Hospital,  nova ala de enfermaria e um moderno centro cirúrgico que vai agilizar os atendimentos de urgência emergência da cidade.

Esse é o jeito CCST de cuidar de você.

 

CASA DE CARIDADE SANTA TEREZA HOJE

A Casa de Caridade Santa Tereza em busca de alcançar patamares de excelência adota um modelo cada vez mais profissional e moderno de gestão. Trabalhamos com práticas contemporâneas, com um rol de indicadores que permitem o acompanhamento financeiro, assistencial e produtivo da instituição.

Desde o ano de 2020, assistencialmente, é sede de microrregião, composta pelos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e a sede, Serro, abrangendo uma população aproximada de 55.000 habitantes. Também no mesmo ano foi elevado a Nível III na RUE – Rede de Urgência e Emergência- do Estado de Minas Gerais. Este fato possibilitou a ampliação dos serviços prestados, como cirurgia geral, ortopedia e obstetrícia, todos os dias da semana, ininterruptamente.